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Campanha no Google: como não errar na hora de definir o orçamento

por | 20 fev, 2020 | Campanhas Digitais

Um dos grandes desafios das empresas que investem em anúncios no Google é definir o orçamento correto. Um bom planejamento pode fazer com que as impressões atinjam um número considerável de pessoas de maneira estratégica e melhorem as taxas de conversão.

O orçamento é um dos pilares da boa performance de um anúncio, juntamente com a escolha das palavras-chave e o valor do lance. Por isso, merece uma atenção especial.

Neste artigo, nós vamos ajudar você a definir adequadamente – ou pelo menos ter uma noção mais clara – do orçamento necessário para rodar suas campanhas, coletar leads e conquistar mais clientes.

 

Antes de mais nada, entenda como o Google Ads funciona

O Google Ads oferece algumas modalidades de anúncios.

Rede de pesquisa: aquela que a pessoa usa o Google para pesquisar algo e tem como resposta uma lista de resultados (alguns patrocinados, que são os anúncios, e outros orgânicos)

Rede de display: aquela que utiliza banners (anúncios gráficos) exibidos em sites parceiros e aplicativos com o anúncio da sua empresa.

Google Shopping: funciona como uma vitrine de produtos, com foto, descrição, preço e link para loja online.

Vídeo: anúncios em vídeo exibidos no YouTube.

Universal para Apps: com foco para que a pessoa instale seu aplicativo.

Dicas para não errar no orçamento de campanha de anúncios

Muitas dúvidas surgem na hora de saber o valor que precisa ser investido nas campanhas de anúncios do Google. Principalmente quem nunca fez ads antes, pode encontrar dificuldades na hora de definir quanto gastar.

Antes de decidir o orçamento e acessar a ferramenta de anúncios do Google você precisa ter em mente a seguinte regra:

Toda ação de marketing digital tem um objetivo.

E, claro, com os anúncios não poderia ser diferente.

Sendo assim, você precisa definir primeiramente qual o objetivo da sua campanha de anúncios. Sabe por quê?

Porque esse objetivo vai lhe permitir definir os indicadores a serem mesurados e eles influenciam, sim, no seu orçamento.

Vamos esclarecer: a sua empresa pode criar uma campanha no Google para:

1 – Cliques, ou seja, deseja que os usuários cliquem no anúncio e acessem a página com objetivos variados. Para este cenário o melhor indicador é o CPC (Custo por Clique).

2 – Ganhar visibilidade, ou seja, fazer com que mais pessoas conheçam a sua marca. Neste caso, a sugestão é mensurar a impressão (número de vezes que seu anúncio é exibido), representado pelo CPM (Custo por Mil Impressões).

3 – Vender, ou seja, fazer a pessoa clicar no anúncio para adquirir um determinado produto ou serviço. A performance de anúncios com esse tipo de objetivo pode ser mensurada pelo CPA (Custo por Aquisição).

 

LEIA TAMBÉM: Como investir em anúncios na internet?

Feito isso, é hora de definir o orçamento com base nessas outras informações:

Valor do clique das palavras-chave (CPC)

A plataforma do Google possui um pesquisador de palavras-chave com o volume médio mensal de cliques e o custo médio de cada uma. Esse estudo com as palavras-chave ideais para ativar sua campanha vai nortear o valor a ser investido por mês.

 

Valor do produto/serviço

Uma vez que o desejo de todo empresário ao investir em ads é aumentar os lucros, o preço cobrado pelo produto ou serviço vai auxiliar na hora de saber o quanto de retorno possivelmente será obtido com os anúncios. Fazendo algumas contas pode ser mais fácil definir o orçamento que reduza as chances de prejuízos (ou, numa situação altamente positiva, atraia um número de clientes capaz de dobrar o faturamento).

 

A importância do lance certo

Especialmente nas campanhas de rede de pesquisa, você participa de uma espécie de leilão, definindo um valor máximo de lance para pagar por um clique ou conversão.

Para ser competitivo e aparecer nos anúncios da primeira página, você precisa se atentar se a sua estratégia de lance está correta e, se necessário for, aumentar o valor investido se a concorrência estiver ganhando as primeiras posições.

Vale lembrar que estas informações precisam ser cruzadas para que tragam as estatísticas corretas e mais segurança na hora de investir.

Mas calma, a plataforma do Google permite que os orçamentos sejam modificados ao longo da campanha, de forma que você consiga acompanhar diariamente as performances e fazer intervenções que melhorem os resultados das campanhas.

LEIA MAIS: 7 dicas para montar uma campanha no Google Ads do zero

Ficou com dúvidas e precisa de ajuda? Venha falar conosco! Nós da Leelah temos uma equipe certificada nessa área e cases de sucesso bem bacanas para lhe mostrar. Por meio de uma consultoria de marketing digital, poderemos desenvolver uma campanha de anúncios eficaz e definir um orçamento que se encaixe nas suas necessidades.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre orçamento para anúncios do Google. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários e compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais, ok?

Até o próximo artigo!


Alessandra Oggioni

Alessandra Oggioni

Jornalista, consultora de marketing digital da Leelah e especialista em marketing de conteúdo e Google Adwords.
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